Vila do Artesão registra balanço final positivo do São João de Campina Grande

Início Vila do Artesão registra balanço final positivo do São João de Campina Grande

Vila do Artesão registra balanço final positivo do São João de Campina Grande

Durante a edição histórica de 40 anos d,O Maior São João do Mundo, sob a gestão do Prefeito Bruno Cunha Lima, a Vila do Artesão, conhecida como a vila mais charmosa da cidade, superou suas próprias expectativas e alcançou resultados impressionantes. Com investimentos, parcerias e ações inovadoras, a Vila se destacou como um importante polo […]

04/07/2023 21h07 Atualizado há 10 meses atrás

Durante a edição histórica de 40 anos d,O Maior São João do Mundo, sob a gestão do Prefeito Bruno Cunha Lima, a Vila do Artesão, conhecida como a vila mais charmosa da cidade, superou suas próprias expectativas e alcançou resultados impressionantes. Com investimentos, parcerias e ações inovadoras, a Vila se destacou como um importante polo do empreendedorismo cultural, impulsionando a economia local e enaltecendo a tradição junina.

Os números do balanço final do evento revelam o sucesso alcançado pela Vila do Artesão durante o São João deste ano. Com um faturamento extra de 80 mil reais, impulsionado com as vendas realizadas pelos 17 artesãos locais, que comercializaram produtos 100% campinenses no espaço reservado para eles, no Parque do Povo, o artesanato demonstrou seu potencial em estimular o empreendedorismo cultural na região.

Durante mais de 320 horas dedicadas ao São João, a Vila do Artesão recebeu visitantes todos os dias, das 9h às 19h, proporcionando mais de 200 horas de forró ao vivo, com apresentações de bandas e trios de forró locais, além de artistas de rua, quadrilhas juninas e grupos folclóricos. A diversidade de atrações atraiu caravanas de várias cidades do país e até mesmo turistas internacionais.

Os resultados financeiros também foram expressivos, com uma arrecadação de R$ 2.1 milhões em 2023, representando um aumento de 28,51% em comparação ao ano passado. Pesquisas realizadas com os próprios permissionários revelaram esses dados significativos.

A Vila do Artesão recebeu um total de 215 mil pessoas durante o período junino, sendo mais de 170 mil turistas. O público campinense, incluindo escolas municipais e privadas, também prestigiou o local, assim como as excursões de diversas regiões do país.

A organização e a riqueza cultural da Vila do Artesão foram amplamente elogiadas pelos visitantes. Com mais de 3,5 mil interações e mais de 3 mil pessoas enaltecendo a qualidade do evento. O local obteve uma nota média de 4,6 (em uma escala de 5) nos sites de busca. Palavras-chave, como organização, artesanato, tradição, cultura e comida boa foram as mais comentadas.

Além disso, a Vila do Artesão se destacou nas redes sociais, registrando um aumento de 187% em visualizações em comparação com o ano anterior. Em busca de termos relacionados a eventos de artesanato, a Vila foi procurada 112% mais vezes do que seus concorrentes, como o Salão do Artesanato e a Vila Sítio São João.

“Os resultados do balanço final da Vila do Artesão durante O Maior São João de do Mundo, edição histórica de 40 anos, mostram não apenas a importância desse espaço para a preservação da cultura e do artesanato local, mas também o seu papel como motor econômico e turístico da região, impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo a identidade cultural para o desenvolvimento da cidade”, destacou Alana Carvalho, presidente da Amde e gestora do equipamento cultural.