Início Primeira-dama inaugura Chalé Saudavelmente, na Vila do Artesão

Primeira-dama inaugura Chalé Saudavelmente, na Vila do Artesão

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima marcou presença, nesta terça-feira, 13, na inauguração do Chalé Saudavelmente, localizado na Vila do Artesão. O espaço tem como objetivo comercializar produtos desenvolvidos por pessoas atendidas na rede de Saúde Mental do município, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as Residências Terapêuticas. Entre as […]

13/06/2023 20h36 Atualizado há 10 meses atrás

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima marcou presença, nesta terça-feira, 13, na inauguração do Chalé Saudavelmente, localizado na Vila do Artesão. O espaço tem como objetivo comercializar produtos desenvolvidos por pessoas atendidas na rede de Saúde Mental do município, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as Residências Terapêuticas. Entre as peças oferecidas estão trabalhos manuais, arte em tecido, pinturas e outros itens criativos.

A coordenadora do Programa Saudavelmente, a doutora em psicologia Lívia Sales, ressalta a importância dessa iniciativa, como uma fonte de renda e reinserção social. Ela destaca que os participantes estão entusiasmados para venderem seus produtos e enfatiza a relevância desse projeto no contexto da atenção psicossocial desenvolvida no Município. “Essa abordagem é inovadora e não há registros de ações semelhantes em outras cidades”, enfatizou.

O uso da arte como recurso terapêutico é uma prática constante na rede de Saúde Mental de Campina Grande, seguindo uma perspectiva de abordagem artística para pessoas com questões psíquicas, conforme os ensinamentos de Nísia da Silveira. Os pacientes participam de atividades de música, dança e artes visuais nos parques da cidade, utilizando os espaços públicos como forma de expressão terapêutica. Recentemente, também foi iniciado o projeto “Conhecendo Campina”, que leva os moradores das Residências Terapêuticas para visitarem os pontos turísticos do município.

Alana Carvalho, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), responsável pela administração da Vila do Artesão, destacou a importância dessa ação para a comunidade atendida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio dos serviços de assistência social. Ela também ressaltou o empenho da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, na implantação desse espaço, que servirá como mais uma forma de apoio no tratamento das pessoas envolvidas no projeto.

Na oportunidade, a primeira-dama também visitou o espaço Casa do Empreendedor Arretado, Projeto voltado para os empreendedores que participam da Jornada do Conhecimento e posteriormente participam deste espaço recebendo toda a assistência dos técnicos da Amde.