Início Casa do Empreendedor de Campina Grande explica mudança na emissão de nota fiscal eletrônica para MEIs

A partir deste mês de setembro, uma mudança significativa afeta os microempreendedores individuais (MEIs) em todo o país. A emissão de notas fiscais, anteriormente realizada por meio dos portais das prefeituras, agora é gerenciada por um sistema nacional unificado. Pensando nessa mudança, a Casa do Empreendedor de Campina Grande divulgou um tutorial, voltado aos microempreendedores […]

04/09/2023 12h51 Atualizado há 8 meses atrás

Pensando nessa mudança, a Casa do Empreendedor de Campina Grande divulgou um tutorial, voltado aos microempreendedores individuais, apresentando esse novo processo de emissão de nota fiscal eletrônica. O tutorial pode ser visto na rede social @casadoempreendedor.cg.

Antes da mudança, os MEIs estavam habituados a emitir suas notas fiscais através dos portais das prefeituras, onde estavam registrados ou operavam. Contudo, desde o primeiro dia deste mês de setembro, o processo foi centralizado em um sistema nacional, alterando a maneira como os empreendedores realizam essa tarefa crucial.

A presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Alana Carvalho, explicou que essa transição, para um sistema nacional, estava em vigor desde 2022. No entanto, desde o início deste ano, a Casa do Empreendedor de Campina Grande vem adotando esse sistema do Governo Federal, permitindo que os empreendedores locais se familiarizem com o novo procedimento.

“Graças a essa antecipação, os empreendedores já dispõem de orientações detalhadas sobre como utilizar essa plataforma em suas residências”, frisou Alana Carvalho.

“É importante destacar que a emissão de notas fiscais continua sendo um serviço totalmente gratuito para os MEIs. A Casa do Empreendedor de Campina Grande disponibilizou um tutorial informativo, por meio de suas redes sociais, acessíveis no perfil @casadoempreendedor.cg. Este tutorial oferece orientações, passo a passo, sobre como realizar a emissão da nota fiscal eletrônica. No entanto, caso algum empreendedor ainda tenha dúvidas, a sede da Casa do Empreendedor, localizada na rua Cônego Pequeno, 485, no bairro Bela Vista, está aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, pronta para fornecer assistência pessoalmente”, ressaltou Alana Carvalho.