Início Casa do Empreendedor de Campina Grande comemora três anos e alcança resultados notáveis

Na próxima sexta-feira, 27, a Casa do Empreendedor de Campina Grande celebra seu terceiro aniversário, e é um marco impressionante para a cidade. A Casa do Empreendedor já prestou um total de 40.526 atendimentos aos empreendedores da região, desde a sua inauguração. Na oportunidade, será oferecido um coffee break para os empreendedores em atendimento, nos […]

26/10/2023 20h38 Atualizado há 6 meses atrás

Na próxima sexta-feira, 27, a Casa do Empreendedor de Campina Grande celebra seu terceiro aniversário, e é um marco impressionante para a cidade. A Casa do Empreendedor já prestou um total de 40.526 atendimentos aos empreendedores da região, desde a sua inauguração. Na oportunidade, será oferecido um coffee break para os empreendedores em atendimento, nos dois turnos.

A Casa do Empreendedor se tornou uma referência nacional, graças aos esforços do prefeito Bruno Cunha Lima e de toda a equipe da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde). O destaque do local está no Projeto Jornada do Conhecimento, que oferece cursos de capacitação gratuitos nas áreas de Administração, Marketing, Finanças, Direito, Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Processo Licitatório e Técnicas de Vendas, Fotografia e Negociação. Até o momento, 27 cursos foram oferecidos, capacitando e certificando 418 empreendedores.

Um resultado notável desse projeto é o surgimento do laboratório da Casa do Empreendedor Arretado, que visa ampliar os canais de vendas dos empreendedores e está localizado num amplo chalé na Vila do Artesão. Durante a realização da Jornada do Conhecimento, 13 empreendedores se uniram ao projeto, recebendo todo o suporte necessário de profissionais especializados. Se trata de uma incubadora, onde os empreendedores podem ter auxílio gratuitamente para aprenderem a gerir seus negócios com excelência.

A Casa do Empreendedor também se dedica à orientação de crédito, oferecendo clínicas financeiras em parceria com a Unifacisa/Inovalab e o Banco SICOOB. Essas clínicas visam conscientizar os empreendedores sobre a importância de um planejamento financeiro sólido e a gestão adequada dos recursos disponíveis.

Além disso, a Amde buscou recursos para viabilizar a oferta de crédito junto aos Ministérios do Governo Federal e firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Banco do Nordeste. Esse acordo resultou em novas linhas de crédito, com valores que variam de R$ 100.00 a R$ 21.000,00, e taxas de juros atrativas, a partir de 1.89% ao mês.

Os esforços da Casa do Empreendedor renderam reconhecimento em nível estadual e nacional. No ano de 2022, a Sala do Empreendedor de Campina Grande foi a que mais atendeu empreendedores em todo o Nordeste. Em 2021, alcançou a 14ª posição no Ranking Nacional, e em 2022, recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor, ficando em 2º lugar na categoria Cidade Empreendedora, além de receber o Troféu Ouro do Sebrae como Referência de Atendimento.

Desde sua inauguração, a Casa do Empreendedor tem desburocratizado o atendimento para empreendedores, oferecendo serviços para pessoas físicas e jurídicas de diferentes naturezas, além dos MEIs. Um acordo de Cooperação Técnica com a Receita Federal expandiu ainda mais os serviços disponíveis, incluindo inscrições, alterações e cancelamentos, consultas de pendências fiscais, emissão de documentos, entre outros.

À época, o prefeito Bruno Cunha Lima enfatizou a importância da Casa do Empreendedor para o desenvolvimento econômico da cidade e região. Com seu apoio e liderança, a Casa do Empreendedor de Campina Grande se tornou um pilar fundamental para os empreendedores locais, simplificando suas vidas e impulsionando seus negócios.